Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Extinção do laudêmio de Marinha. Finalmente!

Depois de anos ininterruptos de luta do Sistema Cofeci-Creci, finalmente, o Governo Federal anunciou a remição do laudêmio. O anúncio foi feito pelo Presidente Jair Bolsonaro no dia 10 de junho passado. A medida, que impactará cerca de 600 mil imóveis considerados de Marinha, faz parte do Programa SPU+, que visa arrecadar R$ 110 bilhões com a venda de imóveis da União, em cujo projeto de venda foram incluídos os Corretores de Imóveis, por meio da Lei nº 14.011/2020, por esforço conjunto do Cofeci e da Fenaci, liderado pelo conselheiro federal Aurélio Dalapícula/ES.

O esforço do Sistema Cofeci-Creci resultou na apresentação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 39/2011, do Deputado Arnaldo Jordy/PA, agora materializada. Prevaleceu a vontade política. Laudêmio e foro não são tributos. São taxas cobradas pelo nu proprietário (o que detém a propriedade, mas cede o usufruto do imóvel), perpetuamente, por meio do instituto jurídico da enfiteuse (cessão de uso de imóvel a enfiteuta ou foreiro). Aforamento é a limitação do tempo de cobrança do foro, que pode ser concedida pelo nu proprietário.

O laudêmio é pago pelo vendedor quando há transferência onerosa do imóvel (5% do valor). O foro é anual (0,6% do valor do imóvel). A enfiteuse foi instituída no Brasil em 10 de abril de 1821 para todos os imóveis do Império. A regulamentação veio com o art. 680, do CC de 1916, leis e decretos posteriores, sob cuja égide ainda permanece, por força do art. 2038, do atual CC (2002), que proíbe a instituição de novas enfiteuses ou subenfiteuses. A enfiteuse instituída pela União corresponde a 17% do valor do imóvel (Decreto-Lei 9760/46, art. 123).

Como resultado do nosso trabalho junto ao Congresso Nacional, a Lei 13.240/2015 modificou o art. 123 do DL 7460/70, excluindo da enfiteuse as benfeitorias agregadas ao terreno. Todavia, além do custo financeiro e do embaraço às vendas, questão de difícil solução é a definição do cadastramento ou não do imóvel como pertencente à União. A regulamentação, instituída em 1831, diz que são imóveis da Marinha aqueles localizados a 33 metros da linha da preamar. Ou seja, do ponto atingido pelo mar durante a maré alta.

A demarcação metros, embora deva ser feita com base em análise e estudos cartográficos, na verdade, é definida pelos órgãos executivos regionais do Patrimônio da União, ao seu próprio alvedrio. Há imóveis atingidos apenas em parte, mas que são classificados como da Marinha e sujeitos ao laudêmio. O correto seria definir esse percentual e taxar apenas a parte atingida. Os imóveis também sujeitos à enfiteuse, localizados ao redor de instalações militares ou áreas de fronteira, não entram na proposta anunciada pelo Governo.

Na realidade, o que o Governo propõe não é a extinção pura e simples do laudêmio. Trata-se de sua eliminação gradativa, à medida que os ocupantes dos imóveis adiram ao processo comprando a parte do imóvel pertencente à União (17%). A extinção virá automaticamente, caso a caso, com a remição do laudêmio e do foro anual. Não é o melhor dos mundos, mas antes pouco do que nada. A exclusão das benfeitorias agregadas ao terreno, imposta pela Lei 13.240/15, reduziu muito o valor das taxas do laudêmio e do foro anual. Vitória do mercado imobiliário!

06/07/2021 Fonte: Conteúdo Imob (www.conteudoimob.com.br)